As estruturas geotécnicas devem possuir instrumentos de monitoramento que permitam a verificação de vários parâmetros importantes para a segurança hidráulica, hidrogeológica e de estabilidade. Os principais parâmetros a serem verificados são o deslocamento, vibração, linha freática e poropressão. Em relação a estes dois últimos, o comportamento da água dentro do solo influencia drasticamente no comportamento geotécnico de uma dada estrutura. Por esse motivo, devem possuir níveis de controle que correspondam diretamente ao seu comportamento e aos fatores de segurança. Nesse sentido, é de igual importância que tais instrumentos sejam checados visando a verificação de sua funcionalidade, ou seja, o chamado teste de vida.
A execução do teste de vida ou teste de recuperação de instrumentos objetiva avaliar a funcionalidade dos instrumentos e obter uma estimativa do coeficiente de permeabilidade no entorno da célula drenante do instrumento, mediante a determinação do tempo resposta “time lag” do instrumento.
Nestas fotos, nossa equipe da WN realizou os testes de vida dos piezômetros e INAs – Indicadores de Níveis de Água de seus clientes. Quer saber mais? Procure a nossa equipe através dos nossos contatos e canais.